Poetas de Escola





O projeto poetas de escola é realizado desde 2014. Fundei o projeto em 2014 e segui sozinho nos dois primeiros anos realizando as atividades de poesias falada com as turmas da qual sou professor regente. O projeto não é específico pertencente das instituições escolares, portanto, é realizado na instituição em que estiver atuando, embora tenha se iniciado na E.M. Rugendas, em 2014, com as turmas de oitavo ano. O projeto é destinado a qualquer aluno que tenha faixa etária a partir dos dez anos de idade.

Objetivos:

A ideia de trabalhar a fala de poesia nasceu com o objetivo de aprimorar a capacidade de interpretação textual dos alunos, entretanto, tomou proporções maiores, emocionalmente falando.

Hoje os objetivos vão além do primeiro, O "poetas de escola" tem diversos outros objetivos, tais como: inserção da poesia na vida do aluno; demonstração aos pais, professores e aos próprios alunos, que eles têm valores que até então eram desconhecidos; valorização do trabalho e do aluno da escola pública (quando o processo é realizado em alguma). A formação de novos poetas é o mais importante resultado do processo, assim como a transformação dos poemas uma forma de expressão pessoal para cada um deles.

Como acontece:

Os passos do poetas de escola, se iniciam com uma aula sobre poesia falada, mostro como se desenvolve e deixo escolherem o texto que se identificam. A partir da escolha, toda semana fazemos a roda da poesia e mergulhamos de forma individual em cada poema escolhido, interpretando os sentimentos ali contidos e trabalhando as nuances emocionais.

Ao final do processo, quando todos estão falando com segurança, marcamos o recital que pode acontecer na escola, ou não. Novas ideias têm surgido com relação aos locais de recital, o poetas de escola está se expandindo, saindo da sala de aula.

Criei também uma página no youtube do poetas de escola, pois senti a necessidade de manter contato com os que se vão da escola ao final de sua trajetória escolar. O canal tem o objetivo de dar continuidade à atividade poética do aluno, mesmo quando esse estiver saído da escola. O projeto tornou-se uma marca e um movimento cultural e a página no youtube também visa divulgar a prática e o funcionamento do processo de construção dos novos poetas.

Resultados:

É relevante dizer que o aluno torna-se protagonista, é admirado pelos colegas e pessoas que percebem o bom trabalho feito por ele. Em muitas situações, um aluno com baixo rendimento nas atividades cotidianas de Língua Portuguesa se destaca na rodas de poesia. Fazê-lo descobrir esse valor, muitas vezes, o motiva a ser melhor, é justamente nesse ponto que mora o valor do projeto, na transformação do ser humano.
Com vocês, os poetas de escola:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de discurso e semântica das conjunções para interpretação textual.

Análise do Discurso

A mesóclise de Michel Temer sob a análise de discurso.